Cafundó

Cafundó

Na zona rural do município encontra-se uma das mais importantes comunidades quilombolas remanescentes do país, o Cafundó

Cafundó ou Quilombo Cafundó é uma comunidade negra de cerca de oitenta habitantes situada no município de Salto de Pirapora, estado de São PauloBrasil.

A área do Cafundó é de 7,8 alqueires para uma população de cerca de oitenta habitantes, sendo que apenas sete falam a língua africana denominada cupópia (nascida no Caxambu, Sarapuí), que é o traço africano principal. Retirando tal peculiaridade, observa-se na comunidade a cultura rural comum em todo o Brasil.
Há no Cafundó basicamente duas famílias que se ocupam principalmente com a criação de porcos e galinhas, além de plantarem milhomandioca e feijão. Tudo em pequena escala, somente para subsistência.

Origem do nome e história

No dicionário, Cafundó significa local de difícil acesso. Fica num bairro da zona rural, a 14 km do município de Salto de Pirapora, distante 30 km de Sorocaba e 150 km de São Paulo. Significa também "Deus me livre", fim de mundo.

Sua história começa em 1866, 22 anos antes da assinatura da Lei Áurea. Os mais antigos contam que "um senhor de fazenda", chamado Joaquim Manoel de Oliveira, libertou quinze escravos, entre eles o casal João Congo e Ricarda. Das duas filhas do casal, Ifigênia e Antônia, surgiram as duas parentelas que até hoje se mantêm no local: os Almeida Caetano e os Pires Cardoso.

Na ocasião "Oliveira" entregou os 218 hectares aos libertos, com a condição de continuarem cultivando a área.

A aldeia conserva alguns costumes e características culturais, como moradias de taipa cobertas de sapé, fogões a lenha, cura por ervas, o candomblé como forma de se relacionar com Deus e principalmente a língua. Naturalmente hábitos um pouco descaracterizados pelas dificuldades de sobreviver sem recurso e apoio.




0 comentários:

Postar um comentário

:O E VOCÊ, :O OQUE FARIA HOJE SE FOSSE PREFEITO DE NOSSA CIDADE? 8|

Publicado por Salto De Pirapora em Domingo, 28 de fevereiro de 2016